Primeiro de artes - Música. Na parte de notação, vou usar material que achei num outro site, porque honestamente não vou ficar aqui desenhando pautas, claves e notinhas.
Notação musical é o sistema que usamos para escrever músicas (partituras) de tal forma que, ao executá-la, o resultado seja sempre o mesmo. Como não havia cd's nem LimeWire's na Idade Média, o jeito era escrever as músicas para que pessoas em lugares e tempos distintos pudessem executar a mesma melodia. Inicialmente, a notação era muito rústica (as notas, q hoje são redondas, eram quadradinhos ou losangos - chamados de neumas). Exemplo:
Com os avanços da dinâmica, dos instrumentos, a criação das orquestras e a complexidade das músicas, foram necessárias mudanças na notação.
Sobre a notação musical atual, as notas, suas pausas (silêncio de duração determinada) e seus nomes são:
Som | Pausa | Nome / Unidade de tempo |
| | Semibreve (1) |
| | Mínima (2) |
| | Semínima (4) |
| | Colcheia (8) |
| | Semicolcheia (16) |
| | Fusa (32) |
| | Semifusa (64) |
Cada nota tem uma duração (metade da nota anterior), determinada pela armadura de compasso:
A unidade de tempo representa a figura que vale um tempo.
O andamento da música, ou seja, a velocidade de execução é determinada por uma unidade (batimentos por minuto - bpm) que é estipulada pelo autor da música. Dependendo do andamento, a música recebe nomes:
- Rápido: Allegro, Allegretto, Vivace, Vivo, Presto, Prestíssimo (em ordem crescente).
- Médio: Andante, Andantino, Moderato (em ordem crescente de velocidade).
- Lento: Grave, Largo, Larguetto, Lento, Adágio (ordem crescente).
É o local onde são escritas as notas. São 5 linhas horizontais, paralelas, que formam 4 espaços. As linhas e espaços são contados de baixo para cima. Pode-se acrescentar linhas acima e abaixo da pauta, formando linhas e espaços suplementares superiores (acima da pauta) e inferiores (abaixo).
É um sinal colocado no início da pauta e serve para determinar o nome da nota e sua altura na escala. Por exemplo, a clave de sol é escrita na segunda linha. Então, sempre que no início da pauta estiver a clave de sol, a nota que vier escrita na segunda linha se chamará sol. Para conhecer as outras notas, basta seguir a escala ascendente (sol, lá, si, dó etc.) ou descendente (sol, fá, mi, ré etc.). As outras claves são as de fá (escrita na terceira e quarta linhas) e a de dó (na 1ª, 2ª, 3ª e 4ª linhas).
O período Romântico (século XVIII/XIX) é o século de maior expressividade dos sentimentos, de libertação da tutela dos nobres (que antes encomendavam as músicas e investiam nos compositores) e de avanços técnicos. A dinâmica, por exemplo, permite uma maior variação de alturas e timbres na música, enfatizando a emoção e a tensão. Os instrumentos são mais avançados (ex: advento do piano e criação de vários instrumentos do naipe de metais), aumentando demais a orquestra. A música que vimos desse período é a Sonata Apassionata (tem nas músicas do PAS que eu já postei aqui) de Ludwig van Beethoven, maior expoente da música romântica. A sonata tem esse nome pelo aspecto emocional impresso pelo compositor. O nome Apassionata não foi dado por Beethoven, mas é uma especíe de apelido para a Sonata No. 23 in F minor, Op. 57 (OP é abreviaçção de opus, latim para obra - é uma espécie de registro de cada compositor). Ela tem 4 movimentos e é considerada um marco na história da música.
Com a obra Prélude à lʼapres-Midi dʼun Faune, Claude Debussy inicia uma nova fase da música, quebrando a previsibilidade do sistema tonal renascentista e reinventando o método compositivo. Essa quebra do sistema tonal se deve à ambiguidade harmônica das obras (cromatismo - usa notas de diversos tons); o andamento também sofre alterações, o que não acontecia antes (as obras tinham andamento constante). Debussy é considerado impressionista, o que leva-nos a comparar suas obras com quadros impressionistas (ele era contra essa comparação, pois a música é a arte que se projeta no tempo e a pintura é estática); como impressionista, voltava-se para os sentimentos internos, a imaginação, a inconstância do ser. Ele ficou conhecido também como pioneiro por explorar mais as possibilidades dos instrumentos (improvisação).
O problema da música moderna era encarar a ortodoxia dos ouvintes, que estavam acostumados com a regularidade tonal e rítmica. Daí, saíram duas correntes: os conservadores, que eram contrários aos avanços técnicos, e os radicais, que tocavam em frente o projeto impressionista, expandindo-o o formando outras escolas.
Iniciado com Schoenberg, com a obra Pierrot Lunaine (1912), o expressionismo busca a exteriorização dos sentimentos confusos do ser-humano. A obra dele é uma junção de 21 cantos poéticos (para voz feminina e conjunto de câmara - ou seja, número definido e restrito de músicos/executantes). Foi extremamente criticada, por chocar o público.
Continuando o pioneirismo de Debussy, os expressionistas foram os primeiros a usar um sistema completamente livre da regularidade tonal (são atonais). São exemplos de compositores expressionistas: Arnold Schoenberg, Alban Berg e Anton Webern.
As principais obras expressionistas (pioneiras - não buscavam o belo nem o realismo) são:
- Pierrot Lunaine (1912) - Schoenberg - criticado.
- Jeux (1912) - Debussy - não obteve muito êxito.
- Sagração da Primavera (1913) - Igor Stravinsky - foi extremamente criticado.
- Os Planetas (1918) - Gustav Holst - foi um sucesso (pois os 5 anos de diferença já tinham dado tempo para a adaptação do gosto dos ouvintes, além de ter sido depois de um período de tensão - 1ª Guerra).
Holst estudou no melhor conservatório de música da Europa (Royal College of Music), lecionou (foi professor) música e composição; interessado em ocultismo (estudou sânscrito - livros sagrados hindus, misticismo). Sua obra famosa é Os Planetas (compôs entre 1914 e 1918).
- Combina mitologia romana e astrologia (ex: Marte = planeta e deus romano da guerra).
- Busca expressar o caráter particular de cada astro - movimentos com andamentos, melodia e instrumentação contranstantes.
- Grande orquestra - maior variação dinâmica.
- 7 movimentos ( não tem a Terra, nem Plutão)
- Abertura : “Marte: o portador da Guerra“ - caráter bélico, marcial -(ostinato rítmico: repetição da mesma idéia rítmica com intensidades diferentes durante quase todo o movimento)
- Estréia em 29/09/1918 - SUCESSO!
Música é isso. Recomendo que ouçam as músicas que vão cair na prova e no PAS
Abraços,
Félix
PS: as outras duas artes posto assim que terminá-las.
11 comentários:
UAHAUHAUHAUUAUHAUHAHUHUAUHA... PUTA PARTITURA
OBRIGADA *-*
Félix, a sonata appassionata só tem 3 movimentos (pelo caderno da professora)
ainda vai ter o das outras artes ou nem?
outra coisa do caderno que tá diferente :
adagio é andamento médio
adágio é entre lento e médio. E sim, são 3 movimentos, devo ter escapulido nessa hora
hsuahsuahs
obrigado pela correção
abraço!
Obrigada pelos resumos, Félix! Admiro mt o que vc faz por nós :) Abraço e Boa prova amanhã :**
ahhhhh, tirou a partiturao porque????? XD
*partitura
Schoenberg = Schönberg (mais correto)
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