- FAUVISMO: “A conversa” – Matisse
- Métodos rústicos
- cor simplificada
- ausência de tridimensão
- formas primitivas
- estrutura monocromática,
- elementos decorativos
- imagens inspiradas na arte popular
- obras com aparência de inacabadas.
- EXPRESSIONISMO: “Prostituta ao Espelho” – G. Roualt
- Preocupação com a decandência humana
- inspiração em Van Gogh
- formas inspiradas na arte primitiva
- contornos rudes
- apesar da deformação existe uma emoção fortemente organizada
- imagens exageradas
- imagens exageradas
- retratos sombrios e sinistros da mente humana
- cores planas e formas pesadas
- cores carregadas e simbólicas
- CUBISMO ANALITICO: “As Moças de Avingnon” – Pablo Picasso
- decomposição em vários ângulos
- imagens misturadas com o fundo
- cabeças selvagens de influência africana
- desconstrução desumana das formas (arte tribal)
- realidade vista em todos os ângulos ao mesmo tempo
** Expressionismo: existencialista, fala sobre a sociedade moderna e industrial (inaugurada a estética africana). Raiz: Münch. Presença do amarelo para representar doença, morte (tensão, grotesco). Caricaturas são exemplos de obras expressionistas (representação da realidade dando ênfase aos defeitos).
- 1905: 1o grupo: “A Ponte” (fala da decadência do mundo, mas não denuncia);
- 1911/1912: 2o grupo: "Cavaleiro Azul" – passam a criar obras diferentes, apreço pela emoção, desenhos de criança, misticismo.
- “Veados na Floresta” – expressionismo do grupo Cavaleiro Azul – Franz Mark
- Visão mais poética e original
- Exalta a arte infantil e primitiva
- Obra com representações figurativas a abstratas
- Densa teia de formas e cores
- Suavidade
- Cores luminosas e não-naturalistas
- Composição em blocos que lembram o cubismo
- Visão romântica e espiritual da arte
- O grupo Cavaleiro Azul Não tinha um programa artístico
- FUTURISMO: “A Rua Entra na Casa” – Baccioni
- Objetivo do futurismo: libertar a arte das limitações históricas, celebrar a chegada da era moderna
- obras dotadas de movimento
- ruído visível
- formas caóticas e desordenadas
- fascínio pela velocidade e dinâmica
- exaltação da guerra e da destruição
- mundo privado em comunicação com o público
- ORFISMO: “Homenagem a Breriot” – Robert Delawnay
- cores vivas
- relaciona arte e música
- união dos homens com as máquinas
- mistura de abstração e imagens representativas
- poder da cor sobre a forma
- Orfismo = fundir cubismo, futurismo e fauvismo
- blocos de cor pura
- círculos multicoloridos
- ABSTRACAO INFORMAL: “Acentos em Rosa” – Kandinsky
- Música puramente visual
- Despreza os valores do processo e da ciência
- Efeitos psicológicos da cor
- Sobreposições de planos
- Emocional e subjetivo
- A necessidade interior revelaria a própria arte
- Experiência visual para uma contemplação prolongada
- Iniciou a moderna arte abstrata
- SUPREMATISMO: “Quadro Negro” – Malevith
- Arte sem ideologia
- Surge da necessidade pessoal do artista de criar
- Arte não deve imitar a natureza
- Perspectiva linear (acaba com a perspectiva renascentista)
- Diferença entre homem e animal: o homem pode desenhar uma linha reta.
- Linha reta = Busca racional da organização. "A linha reta organiza o caos da natureza."
- Forma suprema: quadrado. Forma fundadora de todas as outras. Representa a potência do homem.
- Aproxima-se ao Nirvana budista (estado de alma sem desejos). Seu quadro “Quadrado Branco sobre Branco” representa isto: é o infinito.
- 1908: Cubismo (todas as correntes racionais vêm dessa escola)
- 1910: Futurismo
- 1914: Construtivismo (Rússia)
- 1914: Suprematismo (Rússia) – ligado ao Cubismo è Abstração Geométrica
- Ocorre na Rússia
- Ideologia linear, simples.
- Contrução metálica.
- Estipular a ordem a partir de uma arte racional, imposta a sociedade
- Valorização da tipografia ( cartaz ) - reta, racional
- Arte didática, tecnológica e concreta.
10. NEOPLASTICISMO - Pintura em Losango em Vermelho, Amarelo e Azul. - Piet Mondrian - 1921/1925
- Ocorre na Holanda, tendo ligação direta com uma revista "De Stijl" ( o fim da natureza é o homem, e o fim do homem é o estímulo)
- O pintor passa por várias fazes até chegar na abstração ( naturalismo, fovismo, cubismo e abstração.)
- Chega ao abstracionismo através de uma série de telas com o tema 'árvore' ( retira do objeto as particularidades, até atingir a sua essência).
- Para o artista, a vida é pura atividade interior; sem o desejo pelo objeto, o homem se aproxima da sua verdade.
- Minimiza qualquer expressão da individualidade do artista.
- A harmonia e o rigor são importantes para ordenar o mundo , desta maneira, ele elimina as linhas curvas que trazem confusão.
Já posto o link para baixar as imagens.
Agradecimentos ao casal Daniel e Nina Sandoval e ao Salum por disponibilizarem seus cadernos.
Abraços, boas provas. Qualquer dúvida ou erro, só colocar no comentário.
Félix.
5 comentários:
vc é realmente uma criança mto ativa felix...com fortes conotaçoes socialistas tambem...ulva xtreme
salum arroz
Ronaldo!
ROMÁRIO!
Obrigada, Félix!
Postar um comentário