maio 08, 2009

Vanguardas Européias - CADERNO

Este é o caderno do Cláudio, de acordo com o que ele falou das obras e respectivas vanguardas artísticas.


  1. FAUVISMO: “A conversa” – Matisse
  • Métodos rústicos
  • cor simplificada
  • ausência de tridimensão
  • formas primitivas
  • estrutura monocromática,
  • elementos decorativos
  • imagens inspiradas na arte popular
  • obras com aparência de inacabadas.

  1. EXPRESSIONISMO: “Prostituta ao Espelho” – G. Roualt
  • Preocupação com a decandência humana
  • inspiração em Van Gogh
  • formas inspiradas na arte primitiva
  • contornos rudes
  • apesar da deformação existe uma emoção fortemente organizada
  • imagens exageradas
  • imagens exageradas
  • retratos sombrios e sinistros da mente humana
  • cores planas e formas pesadas
  • cores carregadas e simbólicas

  1. CUBISMO ANALITICO: “As Moças de Avingnon” – Pablo Picasso
  • decomposição em vários ângulos
  • imagens misturadas com o fundo
  • cabeças selvagens de influência africana
  • desconstrução desumana das formas (arte tribal)
  • realidade vista em todos os ângulos ao mesmo tempo

** Expressionismo: existencialista, fala sobre a sociedade moderna e industrial (inaugurada a estética africana). Raiz: Münch. Presença do amarelo para representar doença, morte (tensão, grotesco). Caricaturas são exemplos de obras expressionistas (representação da realidade dando ênfase aos defeitos).

  1. 1905: 1o grupo: “A Ponte” (fala da decadência do mundo, mas não denuncia);
  2. 1911/1912: 2o grupo: "Cavaleiro Azul" – passam a criar obras diferentes, apreço pela emoção, desenhos de criança, misticismo.


continuando as obras:

  1. “Veados na Floresta” – expressionismo do grupo Cavaleiro Azul – Franz Mark
  • Visão mais poética e original
  • Exalta a arte infantil e primitiva
  • Obra com representações figurativas a abstratas
  • Densa teia de formas e cores
  • Suavidade
  • Cores luminosas e não-naturalistas
  • Composição em blocos que lembram o cubismo
  • Visão romântica e espiritual da arte
  • O grupo Cavaleiro Azul Não tinha um programa artístico

  1. FUTURISMO: “A Rua Entra na Casa” – Baccioni
  • Objetivo do futurismo: libertar a arte das limitações históricas, celebrar a chegada da era moderna
  • obras dotadas de movimento
  • ruído visível
  • formas caóticas e desordenadas
  • fascínio pela velocidade e dinâmica
  • exaltação da guerra e da destruição
  • mundo privado em comunicação com o público

  1. ORFISMO: “Homenagem a Breriot” – Robert Delawnay
  • cores vivas
  • relaciona arte e música
  • união dos homens com as máquinas
  • mistura de abstração e imagens representativas
  • poder da cor sobre a forma
  • Orfismo = fundir cubismo, futurismo e fauvismo
  • blocos de cor pura
  • círculos multicoloridos

  1. ABSTRACAO INFORMAL: “Acentos em Rosa” – Kandinsky
  • Música puramente visual
  • Despreza os valores do processo e da ciência
  • Efeitos psicológicos da cor
  • Sobreposições de planos
  • Emocional e subjetivo
  • A necessidade interior revelaria a própria arte
  • Experiência visual para uma contemplação prolongada
  • Iniciou a moderna arte abstrata

  1. SUPREMATISMO: “Quadro Negro” – Malevith
  • Arte sem ideologia
  • Surge da necessidade pessoal do artista de criar
  • Arte não deve imitar a natureza
  • Perspectiva linear (acaba com a perspectiva renascentista)
  • Diferença entre homem e animal: o homem pode desenhar uma linha reta.
  • Linha reta = Busca racional da organização. "A linha reta organiza o caos da natureza."
  • Forma suprema: quadrado. Forma fundadora de todas as outras. Representa a potência do homem.
  • Aproxima-se ao Nirvana budista (estado de alma sem desejos). Seu quadro “Quadrado Branco sobre Branco” representa isto: é o infinito.

ESTÉTICA DA MÁQUINA:

  1. 1908: Cubismo (todas as correntes racionais vêm dessa escola)
  2. 1910: Futurismo
  3. 1914: Construtivismo (Rússia)
  4. 1914: Suprematismo (Rússia) – ligado ao Cubismo è Abstração Geométrica

9. CONSTRUTIVISMO - Monumento à terceira internacional - Vladimir Tátlin 1919

  • Ocorre na Rússia
  • Ideologia linear, simples.
  • Contrução metálica.
  • Estipular a ordem a partir de uma arte racional, imposta a sociedade
  • Valorização da tipografia ( cartaz ) - reta, racional
  • Arte didática, tecnológica e concreta.

10. NEOPLASTICISMO - Pintura em Losango em Vermelho, Amarelo e Azul. - Piet Mondrian - 1921/1925

  • Ocorre na Holanda, tendo ligação direta com uma revista "De Stijl" ( o fim da natureza é o homem, e o fim do homem é o estímulo)
  • O pintor passa por várias fazes até chegar na abstração ( naturalismo, fovismo, cubismo e abstração.)
  • Chega ao abstracionismo através de uma série de telas com o tema 'árvore' ( retira do objeto as particularidades, até atingir a sua essência).
  • Para o artista, a vida é pura atividade interior; sem o desejo pelo objeto, o homem se aproxima da sua verdade.
  • Minimiza qualquer expressão da individualidade do artista.
  • A harmonia e o rigor são importantes para ordenar o mundo , desta maneira, ele elimina as linhas curvas que trazem confusão.

Já posto o link para baixar as imagens.

Agradecimentos ao casal Daniel e Nina Sandoval e ao Salum por disponibilizarem seus cadernos.

Abraços, boas provas. Qualquer dúvida ou erro, só colocar no comentário.

Félix.

5 comentários:

Unknown disse...

vc é realmente uma criança mto ativa felix...com fortes conotaçoes socialistas tambem...ulva xtreme

Unknown disse...

salum arroz

Anônimo disse...

Ronaldo!

Anônimo disse...

ROMÁRIO!

Anônimo disse...

Obrigada, Félix!