maio 19, 2009

Visão

Começando a matéria do Lasneaux da Segunda Etapa e terminando a parte de sentidos humanos, temos a visão. A visão é a captação e a interpretação de imagens através da incidência de luz no órgão fotorreceptor, que é o olho. O olho humano se assemelha a uma câmera fotográfica, com estruturas de funções semelhantes (entrada de luz, "filme", etc.). A estrutura do olho é a seguinte:
  • Externamente:
  1. Esclera: parte branca e periférica do olho que dá sustentação (composição: colágeno).
  2. Íris: área limitante entre pupila e esclera.
  3. Pupila: é a região de abertura da íris por onde entra a luz; de acordo com a quantidade de luz no ambiente, a pupila se contrái ou dilata de modo a captar mais ou menos luz (quem regula a contração é o Sistema Nervoso Periférico Autônomo, ou seja, é involuntário). A pupila é mais escura para dar mais nitidez à imagem formada.
    • Internamente:
  1. A: Esclera
  2. B: Córnea – extensão (avascular e sem organelas) da esclera; separa o meio da região de captação de luz (E, G, H e I).
  3. C: Coróide – parede interna vascularizada do olho, responsável pela nutrição e oxigenação das demais partes (além de bem pigmentada, o que aumenta ainda mais a nitidez da imagem formada).
  4. D: retina – região dos fotorreceptores. Os receptores podem ser do tipo cone (percebe cores – luz forte) ou bastonete (percebe movimento – luz fraca). É tricromática, percebendo os seguintes comprimentos de onda (regiões de pico: azul, verde e vermelho):











  1. E: Humor aquoso: parte líquida protetora do cristalino e responsável pela refração da luz (mudança de meio – mudança de velocidade).
  2. F: Humor vítreo: parte líquida refringente (responsável pela refração dos raios convergidos pelo cristalino).
  3. G: Cristalino: lente convergente de foco variável – forma imagem menor, invertida e real em relação a seu objeto.
  4. H: Músculo ciliar: ajusta a espessura do cristalino, mudando seu foco.
  5. I: Íris: parte colorida do olho (pessoas de olhos claros tendem a absorver menos luz, pois esta reflete mais – em teoria).
  6. J: Nervo óptico (ótico): responsável por mandar a imagem captada para o cérebro, que processa a informação visual.

O caminho da luz então é o seguinte: passa pela córnea, sofre refração pelo humor aquoso, é convergida pela lente do cristalino para o humor vítreo, que conduz (refrata) os raios para a retina, que transporta a imagem formada na forma de impulso elétrico para o nervo ótico, que leva o impulso para o cérebro, aonde a imagem é interpretada.




Quando há problema em alguma dessas etapas da luz, ocorre um distúrbio na visão. Os principais são:

  • Miopia: a imagem se forma antes da retina, graças a uma deformação ou alongamento no globo ocular ou no cristalino, de tal maneira que se deve usar uma lente divergente para que a luz chegue mais longe, atingindo a retina. (Só lembrar daquela maravilhosa piada: "Por quê míope não vai ao zoológico? Porque ele usa lente di-ver-gente!" ¬¬)
  • Hipermetropia: a imagem se forma depois da retina, novamente graças a alguma deformação ou achatamento do globo ocular ou no cristalino, gerando mudança de foco. A correção é o uso de lente convergente, de tal maneira a antecipar a formação das imagens.
  • Astigmatismo: agora o problema não é no lugar de convergência dos raios ,mas sim de chegada na retina: o astigmata forma várias imagens, resultando em borrões. Isso ocorre porque a córnea dos astigmatas tem uma curvatura anormal, desviando os raios de maneira irregular. A correção é por lentes cilíndricas, que tentam amainar os acidentes da córnea.
  • Presbiopia, comumente chamada de "vista cansada": atinge a população a partir dos 40 anos. Acontece que, assim como todos os músculos do corpo, com a idade, tendem a ficar mais rígidos (menos elásticos) e, seguindo a tendência, os músculos ciliares também começam a endurecer, não sendo mais capazes de fazer a alteração constante do foco do cristalino.
  • Daltonismo: problema dos cones, que não conseguem distinguir certas faixas de comprimento de ondas, confundindo cores.
  • Catarata: por infecção ou idade, o cristalino começa a ficar opaco, barrando parte da luz. Com o tempo, vai ficando mais grave, levando à cegueira. A correção é feita por uma cirurgia (laser).

Com isso, encerramos visão e sentidos. Próximo resumo, Sistemas Respiratório e Cardiovascular.

Erros e/ou dúvidas, comentem. Respondo assim que ler os comentários.

Abraços,

Félix.

5 comentários:

Anônimo disse...

"A pupila é mais escura para dar mais nitidez à imagem formada."
Sendo a pupila um orifício, infelizmente sua afirmação não faz sentido algum, Félix, nem biologicamente nem fisicamente.

Anônimo disse...

felix nao deu nem moral huahuahuhauha

Anônimo disse...

"amainar"


belo vocabulário

Anônimo disse...

ate uma crianca de 5 anos sabe oq é amainar

Anônimo disse...

aiaiaiuiui