- Externamente:
- Esclera: parte branca e periférica do olho que dá sustentação (composição: colágeno).
- Íris: área limitante entre pupila e esclera.
- Pupila: é a região de abertura da íris por onde entra a luz; de acordo com a quantidade de luz no ambiente, a pupila se contrái ou dilata de modo a captar mais ou menos luz (quem regula a contração é o Sistema Nervoso Periférico Autônomo, ou seja, é involuntário). A pupila é mais escura para dar mais nitidez à imagem formada.
- A: Esclera
- B: Córnea – extensão (avascular e sem organelas) da esclera; separa o meio da região de captação de luz (E, G, H e I).
- C: Coróide – parede interna vascularizada do olho, responsável pela nutrição e oxigenação das demais partes (além de bem pigmentada, o que aumenta ainda mais a nitidez da imagem formada).
- D: retina – região dos fotorreceptores. Os receptores podem ser do tipo cone (percebe cores – luz forte) ou bastonete (percebe movimento – luz fraca). É tricromática, percebendo os seguintes comprimentos de onda (regiões de pico: azul, verde e vermelho):
- E: Humor aquoso: parte líquida protetora do cristalino e responsável pela refração da luz (mudança de meio – mudança de velocidade).
- F: Humor vítreo: parte líquida refringente (responsável pela refração dos raios convergidos pelo cristalino).
- G: Cristalino: lente convergente de foco variável – forma imagem menor, invertida e real em relação a seu objeto.
- H: Músculo ciliar: ajusta a espessura do cristalino, mudando seu foco.
- I: Íris: parte colorida do olho (pessoas de olhos claros tendem a absorver menos luz, pois esta reflete mais – em teoria).
- J: Nervo óptico (ótico): responsável por mandar a imagem captada para o cérebro, que processa a informação visual.
O caminho da luz então é o seguinte: passa pela córnea, sofre refração pelo humor aquoso, é convergida pela lente do cristalino para o humor vítreo, que conduz (refrata) os raios para a retina, que transporta a imagem formada na forma de impulso elétrico para o nervo ótico, que leva o impulso para o cérebro, aonde a imagem é interpretada.
Quando há problema em alguma dessas etapas da luz, ocorre um distúrbio na visão. Os principais são:
- Miopia: a imagem se forma antes da retina, graças a uma deformação ou alongamento no globo ocular ou no cristalino, de tal maneira que se deve usar uma lente divergente para que a luz chegue mais longe, atingindo a retina. (Só lembrar daquela maravilhosa piada: "Por quê míope não vai ao zoológico? Porque ele usa lente di-ver-gente!" ¬¬)
- Hipermetropia: a imagem se forma depois da retina, novamente graças a alguma deformação ou achatamento do globo ocular ou no cristalino, gerando mudança de foco. A correção é o uso de lente convergente, de tal maneira a antecipar a formação das imagens.
- Astigmatismo: agora o problema não é no lugar de convergência dos raios ,mas sim de chegada na retina: o astigmata forma várias imagens, resultando em borrões. Isso ocorre porque a córnea dos astigmatas tem uma curvatura anormal, desviando os raios de maneira irregular. A correção é por lentes cilíndricas, que tentam amainar os acidentes da córnea.
- Presbiopia, comumente chamada de "vista cansada": atinge a população a partir dos 40 anos. Acontece que, assim como todos os músculos do corpo, com a idade, tendem a ficar mais rígidos (menos elásticos) e, seguindo a tendência, os músculos ciliares também começam a endurecer, não sendo mais capazes de fazer a alteração constante do foco do cristalino.
- Daltonismo: problema dos cones, que não conseguem distinguir certas faixas de comprimento de ondas, confundindo cores.
- Catarata: por infecção ou idade, o cristalino começa a ficar opaco, barrando parte da luz. Com o tempo, vai ficando mais grave, levando à cegueira. A correção é feita por uma cirurgia (laser).
Com isso, encerramos visão e sentidos. Próximo resumo, Sistemas Respiratório e Cardiovascular.
Erros e/ou dúvidas, comentem. Respondo assim que ler os comentários.
Abraços,
Félix.
5 comentários:
"A pupila é mais escura para dar mais nitidez à imagem formada."
Sendo a pupila um orifício, infelizmente sua afirmação não faz sentido algum, Félix, nem biologicamente nem fisicamente.
felix nao deu nem moral huahuahuhauha
"amainar"
belo vocabulário
ate uma crianca de 5 anos sabe oq é amainar
aiaiaiuiui
Postar um comentário