maio 18, 2009

Dogma Central da Biologia Molecular

Iniciando a saga de resumos de Biologia, temos a matéria de genética molecular, do Fadul, que inclui Duplicação (ou replicação) de DNA, Transcrição de RNA e Tradução de proteínas (juntando tudo temos o Dogma Central da Biologia Molecular). Como já vimos duplicação, não vão cair detalhes, só aspectos mais gerais.


  • Duplicação: é o processo semiconservativo de produção de novas fitas de DNA através de uma dupla-fita molde (é semiconservativo pois metade das fitas novas de DNA formadas é constituído de fitas antigas). O processo pode ser descrito em fases (não precisa decorar as proteínas):
  1. Quebra das ligações de hidrogênio que mantêm a dupla-fita molde unida. A proteína Helicase é responsável por essa quebra.
  2. Marcação dos locais de início de leitura das fitas anti-paralelas. A proteína RNA primase coloca os PRIMERS (pedaços de RNA) nas extremidades 3'OH.
  3. Leitura e produção de fitas complementares (anti-paralelas) através das fitas moldes. A proteína DNA Polimerase III lê e adiciona aminoácidos de acordo com a fita molde (na direção 3' > 5').
  4. Retirada dos Primers, que são trocados por pedaços de DNA pela enzima DNA Polimerase I.
  5. União dos fragmentos de Okasaki (pedaços DNA na fita 5' > 3', lida e complementada de maneira descontínua). A enzima responsável por ligar os fragmentos é a Ligase.
  6. Verificação e correção de possíveis erros no processo replicativo. A enzima DNA Polimerase II faz uma lida rápida atentando para possíveis imprecisões, corrigindo-as.
Agora, a transcrição.

  • Transcrição: de certa forma similar à replicação, a transcrição é um processo que se utiliza de uma fita molde (um pedaço) de DNA para a formação de uma fita simples de RNA. O processo ocorre no núcleo celular (ou no citoplasma dos procariotos) e pode ser descrito através das seguintes etapas:
  1. A enzima RNA Polimerase quebra a dupla-fita na altura para a transcrição, produzindo uma fita anti-paralela (ou seja, lê uma das fitas de DNA no sentido 3' > 5', produzindo a fita de RNA no sentido 5' > 3'). As bases nitrogenadas dos nucleotídeos do RNA são: adenina, uracila ("substitui" a timina), guanina e citosina (A com U, G com C).
  2. A fita formada (chamada transcrito primário), é marcada em sua extremidade inicial 5' por uma guanina modificada ("CAP") que comanda a adição de 100 a 200 bases adenina. A essa extremidade, que confere estabilidade à fita de RNA, damos o nome de Cauda Poli A.
  3. O transcrito primário passa por um processo de "purificação", digamos assim, no qual são retiradas as partes que não serão utilizadas na sintetização de proteínas: os íntrons (INúteis = ÍNtrons). Os íntrons são retirados por um complexo de proteínas e nucleotídeos chamado spliciossomo, que se liga às pontas dos íntrons, se unem e se destacam do transcrito. As partes úteis (os éxons) são mantidas, formando o transcrito maduro.
  4. O transcrito maduro passa para o citoplasma da célula, onde poderá participar do processo de síntese protéica.
Observações:
  1. Como os procariotos não apresentam núcleo, não ocorre splicing - o RNA primário é utilizado na síntese de proteínas, sem ser "amadurecido" (isso também ocorre devido ao fato de o RNA dos procariotos ser quase 100% útil na tradução).
  2. O slicing pode ocorrer de maneira alternativa, ou seja, podem haver combinações diferentes entre os éxons formados, gerando transcritos maduros diversos - tal processo de splicing alternativo aumenta a variabilidade protéica.
Agora que vimos como o RNA é transcrito e vai para o citoplasma, vejamos a sua função no citoplasma. O RNA pode formar os ribossomos (RNAr - ribossômico), pode formar o RNA transportador (RNAt - responsável pelo transporte de aminoácidos) e a própria fita que carrega as informações do DNA, o RNA mensageiro (RNAm). Todos esses elementos são fundamentais para o processo que veremos agora: a tradução de proteínas (detalhe: proteínas são formadas por aminoácidos - cadeias carbônicas compostas por um grupo Amina e um grupo Ácido Carboxílico).

  • Tradução: é o processo de sintetização (formação) de proteínas através da fita de RNA mensageiro, que vem do núcleo depois de transcrito. As estruturas participantes do processo são: o RNA mensageiro, o RNA transportador e o ribossomo (formado por RNA ribossômico. O ribossomo é dividido em duas subunidades - maior (contém os sítios de ligação entre RNA mensageiro e RNA transportador) e menor (se liga ao RNA mensageiro, possibilitando sua leitura e a montagem do ribossomo como um todo).
A tradução, então, ocorre na seguinte ordem:
  1. O RNA mensageiro vai para o citoplasma, aonde é ligado à subunidade menor do ribossomo.
  2. O RNA transportador se liga ao RNA mensageiro, iniciando o processo de tradução. A ligação é feita entre trios de nucleotídeos: as sequências de 3 nucleotídeos no RNA são chamadas de códons. Cada códon se liga a uma sequência específica de 3 outros nucleotídeos presentes no RNAt, que é chamada de anticódon. Como cada RNA transportador carrega um aminoácido específico, cada códon comanda a adição de um aminoácido específico.
  3. Observação: existe um códon - AUG, adiciona o aminoácido metionina - que determina o início da tradução; assim como existem códons chamados de STOP CODONs, que não adicionam aminoácido - eles determinam o final da tradução. Ao final da tradução, a metionina inicial geralmente é retirada.
  4. Nas ligações entre os aminoácidos, que formarão a proteína, o grupo Amina de um se liga ao grupo Ácido do outro, numa ligação chamada Peptídica.
  5. Cada ligação peptídica gera, como produto, uma molécula de água.

OH do ácido e H da amina se unem - H2O.

O exercício pode pedir número de ligações peptídicas, de moléculas de água formadas, de nucleotídeos, de códons, de aminoácidos adicionados... É só usar as seguintes relações:
  1. Nº de Códons = número de nucleotídeos do RNAm dividido por 3
  2. Nº de Aminoácidos adicionados = número de códons - 1 (stop códon)
  3. Nº de ligações peptídicas = número de aminoácidos - 1 (assim como entre 5 dedos há 4 espaços, entre 5 aminoácidos há 4 ligações)
  4. Nº de moléculas de H2O formadas = número de ligações peptídicas
Isso vale para cada proteína, ou seja, se ele disser que o mesmo RNAm gerou X proteínas, o número de nucleotídeos (e consequentemente o de códons) é constante; o restante é só multiplicar por X.


  • O código genético
Código genético é o conjunto de todos os códons que podem ser formados através das combinações entre os nucleotídeos U, A, C e G (64 códons no total), além de definir quais são os respectivos aminoácidos adicionados pelos códons formados. Diz-se que o código genético é universal pois qualquer ser vivo (algumas bactérias fazem a exceção) produz os mesmos aminoácidos a partir dos mesmos nucleotídeos. Além disso, ele é degenerado. (Eca, Fadul! Degene-quem??) Ele ser degenerado significa que existem aminoácidos que podem ser adicionados por mais de um tipo de códon (no total são apenas 20 tipos de aminoácidos para 64 códons - existem 3 stop códons, por exemplo). Cuidado! Existem aminoácidos definidos por diferentes códons, mas cada códon só define um tipo de aminoácido (é degenerado, mas não é ambíguo!).
De Dogma Central é isso. Próximo é de membrana plasmática e transporte, que deve sair de madrugada assim como o de Lasneaux. Chico não vejo porque ter resumo se todos os exercícios de 2ª Lei podem ser transformados em 1ª.
AMANHÃ, terça-feira, véspera de quarta (prova), haverá aula de revisão (à partir das 14h) na sala do 1º E da 902, no prédio azul (1º andar). Qualquer dúvida em relação à matéria ou aos resumos pode ser resolvida lá.
Abraços,

Félix.

19 comentários:

Anônimo disse...

iupiiiiiiiiiii

Anônimo disse...

I LOOOOOOOOOVE YOOOOOOOOOOU MAAT

Anônimo disse...

sai ainda hj o resto ou nao?

Mateus Félix disse...

não, só madruga mesmo. já tá tudo avisado aí. só ler (sem querer ser chato, mas já sendo).

Anônimo disse...

que horas é a aula amanhã?

Mateus Félix disse...

control c control v do resumo, ein:
AMANHÃ, terça-feira, véspera de quarta (prova), haverá aula de revisão (à partir das 14h) na sala do 1º E da 902, no prédio azul (1º andar). Qualquer dúvida em relação à matéria ou aos resumos pode ser resolvida lá.
Abraços,

Félix.

Anônimo disse...

AMANHÃ, terça-feira, véspera de quarta (prova), haverá aula de revisão na sala do 1º E, no prédio azul (1º andar). Qualquer dúvida em relação à matéria ou aos resumos pode ser resolvida lá.
Abraços,

ctrl c ctrl v do resume ein nao tava escritoooooooooooooo

Anônimo disse...

é verdade nao tava escito

Anônimo disse...

nao tava mesmo nao mas obrigado lindu

Anônimo disse...

soh sai na madruga boladonaaa eh?

Anônimo disse...

Olá Matheus Félix, preciso maracr uma hora de encontro para meu pai me buscar no colegio você teria como saber por volta de que horas acabará a aula de amanhã?
Grato.

Anônimo disse...

Frases célebres: "Acorda aê, ACORDAÊ, ACORDAÊ!" Chico Nery

Mateus Félix disse...

Mateus é sem h, por favor. e não sei que hora deve acabar. Tipo, de matéria mesmo, eu devo acabar às 5 (ou talvez até antes). Aí quando acabar a matéria eu resolvo exercícios do Chico ou tiro dúvidas mais específicas.
Abraços
Félix.

E realmente, não tava escrito antes. Eu atualizei, foi mal.

Anônimo disse...

valeu matHeus felikis
t amoooo!!!
flavio yonekawa

Anônimo disse...

Acredito que a "CAP" é a adição de guanina modificada na extremidade
5', mas a cauda poli-A é formada na extremidade 3', por adição de vários nucleotídeos adenina, após a transcrição do segmento, e não na na extremidade 5'.

Anônimo disse...

Felix,gostaria de salientar que a seguinte afirmação:''(INúteis = ÍNtrons)''não procede,pois os cientistas apenas ainda nao descobriram qual a sua verdadeira funçao.Embora,existam fortes argumentos apontando para a informaçao de que esses ditos ''inuteis'',seriam a chave para o fenomeno chamado splicing alternativo.
Atenciosamente,
ULVA XTREME

Anônimo disse...

vídeo sobre tradução: http://www.youtube.com/watch?v=B7XEaafYNNk se alguem se interessar, dá pra aprender tudo em 10 minutos

BEIJINHOSSSSSSSSSSSSSS

Anônimo disse...

senhor "ULVA XTREME"
nao existe virgula depois de "EMBORA"
Grato

Anônimo disse...

CORREÇÃO

esta muito bom mas a cauda poli-a (Adenilato) se fixa à extremidade 3'.

o CAPPING (7-metil-guanosina) que se fixa à extremidade 5'

e apos o SPLICING temos entao o RNA maduro.