junho 29, 2009

Último de Filosofia

A prova engloba uma parte da matéria passada (falando brevemente sobre Iluministas, Rousseau e Kant) e uma parte da matéria nova (Nietzsche – e não, ele não deu o Hegel em todas as turmas, então ele não vai cobrar o Hegel de vocês).

Sobre Iluminismo, basta saber os aspectos principais: que era uma corrente ideológica do século XVI que inspirou Revoluções como a Americana e a Francesa, que foi diretamente influenciada pelo Liberalismo de Locke (direitos naturais e liberdades do indivíduo em relação ao governo, que deve representar os interesses da burguesia), que teve como principais expoentes os franceses Voltaire, Montesquieu e Rousseau e, principalmente, que se pautava na supremacia da razão em detrimento das emoções e das crenças (religiosas e políticas) vigentes na época. Sobre os iluministas:

  • Voltaire: defensor do Deísmo (ausência de religião – crença num Deus que criou o Universo caseado em Leis racionais e que, sendo assim, não precisaria mais intervir na vida dos homens), era completamente anti-clerical e foi um dos maiores incentivadores e propagandistas do Iluminismo (ajudou na montagem da Enciclopedie).
  • Montesquieu: de família tradicional, foi o teórico da tripartição do Estado, instituindo que a divisão do poder seria o melhor modo de se conter o abuso de autoridade (o que demonstra a face anti-Absolutista do Iluminismo).
  • Rousseau: é o paradoxal do Iluminismo, pois não põe a razão acima da emoção (pelo contrário, equipara as duas). É considerado o filósofo da fase popular da Revolução Francesa, pois era anti-burguês (criticava a propriedade privada como a fonte da desigualdade entre os homens). Valorizava a educação como única forma de conscientização do povo e democratização de uma sociedade. É considerado um dos pais do Romantismo (movimento literário) e um dos primeiros socialistas utópicos (desejava o fim da propriedade privada e o governo do povo).


A parte de Kant é retirada do último resumo, com algumas correções e acréscimos.
O filósofo alemão Immanuel Kant (1724 – 1804) criticou as duas correntes filosóficas contrastantes da época, o racionalismo cartesiano (Descartes) e o empirismo de Locke e Hume. Em linhas gerais:

  • Racionalismo: a razão é inata (ou seja, já nascemos com ela) e vem de Deus, que é um Ser superior que nos dotou de razão para entendermos e transformarmos a realidade.
  • Empirismo: a razão não serve de nada sem a experiência. É através da experiência que a verdade é alcançada e a realidade é moldada (pelo trabalho humano).

Kant quebra com essa dicotomia (diferença teórica) e elabora sua teoria, abarcando pontos dos dois lados:

  1. A razão é uma estrutura vazia (razão pura) que, sem a experiência, não serve de nada. A razão é como uma estante, composta de prateleiras (categorias como causalidade, finalidade, quantidade, veracidade...) que devem ser preenchidas com o conhecimento.
  2. O conhecimento racional é o resultado da transformação da realidade orgânica (natureza em si, também chamado de conhecimento empírico) pelo uso da razão, no decorrer das experiências.
  3. A razão é universal e a priori (igual para todos e ‘inicial’, ou seja, está desde o princípio da formação do conhecimento e é ferramenta essencial para tal) e a experiência é individual e a posteriori (única e ‘posterior’, ou seja, vem com o tempo e com a vivência), sendo a experiência o que define cada ser humano.
  4. O limite do saber racional está na existência, ou seja, só se pode alcançar o conhecimento (pela razão) sobre um objeto se este existir no mundo dos fenômenos (ou mundo sensorial). Daí a importância que Kant dá para a crença religiosa: o que o saber racional não alcança, ou seja, o mundo transcendental, pode ser “compreendido” através da vida espiritual/ meditação.
  5. Revolução Copernicana na Filosofia: assim como Copérnico na astronomia (trouxe a teoria heliocêntrica – Sol, ao invés da Terra, no centro), Kant trouxe o sujeito para o centro do estudo, com o objeto de estudo “ao redor” dele. (Félix, num entendi nada, explica de novo? Explico.) Antes, o objeto ficava no centro do estudo e o sujeito (o filósofo) rodeava o objeto, estudando-o por todos seus ângulos (sendo assim, não há nada que a razão não explica – não há mundo transcendental). Com Kant, o sujeito é levado para o centro, com o objeto rodeando-o (ou seja, não necessariamente o sujeito consegue abordar o objeto por todos os ângulos, dando margem ao mundo que a razão não explica – o mundo transcendental (ou numênico).
  6. Moral: para Kant, algo assume valor moral não quando é feito para benefício próprio ou de outrem, mas quando assume caráter racional. Ou seja, é moral toda ação que é feita baseada em conhecimento racional, em detrimento da vontade própria ou do livre arbítrio. Por exemplo: atos de caridade, por mais que tenham um objetivo nobre, não têm valor moral (por se basearem puramente na caridade – impulso sentimental, e não num princípio racional ou empírico). [Para ficar mais claro, recomendo lerem o texto de Kant da prova passada de filosofia – questão 3]



Agora, matéria nova: Nietzsche, o “filósofo” bigodudo que “matou” Deus

O entendimento das teorias de Nietzsche é mais facilmente compreendido depois de alguns baseados, então simbora. Nietzsche, que veio de uma família protestante (o pai era uma pastor – e aposto que nem ao menos fazia idéia de como se escrevia o nome do filho) da Alemanha, passou grande parte de sua vida num alojamento de monges no interior da Alemanha (onde gostava de ir passear pelas montanhas e jardins com seu amigo Hélio Justino). Revoltado com a religião dos pais e com quase todas as correntes filosóficas (menos Schopenhauer, outro revoltado de quem sofreu muita influência), ele escreveu diversas obras, nas quais defende suas teorias. Entre as obras, destacam-se:

  1. “Assim falou Zaratustra” (é inclusive encenada hoje em dia);
  2. “O nascimento da tragédia” (fala do teatro e duas origens, em especial da tragédia grega, a qual o influenciou muito);
  3. “Humano demasiado humano” (aí já começa a viajar);
  4. “Além do bem e do mal” (aí já tava doidão mesmo);
  5. “A Gaia ciência”;
  6. "A Genealogia da Moral” (fala dos valores morais, que acredita serem falsos, que regem a sociedade moderna);
  7. “O Crepúsculo dos Ídolos” (bendito livro que temos que ler pro PAS), entre outros.

Suas principais características são sua crítica constante a todos os valores impostos, escrevendo de forma provocativa contra a sociedade e as ideologias modernas. Diz ele que a filosofia tem como objetivo a libertação do ser humano, libertação especialmente das crenças que o regem. Preocupa-se com a autenticidade da reflexão (para ele, o filósofo tem que ser autêntico – não pode forjar ideologias, estas têm de ser as verdadeiras reflexões do filósofo) e com o destino da humanidade e sua cultura.

Sua crítica não se limita ao campo filosófico, mas ele entra nos campos da ciência, da política, da ética, da moral... Tudo isso para denunciar os valores que nos aprisionam a uma moralidade forjada e falsa. Nietzsche diz que toda moralidade dos tempos modernos é pura vulgarização e deturpação dos verdadeiros valores metafísicos e religiosos.

É contra o igualitarismo socialista e liberalista (liberdade, para Nietzsche, é a criação de uma uniformidade cultural, resultante de manipulação pelas classes dominantes – formadoras de opinião), acusando as tentativas de padronização de valores como aprisionamento das liberdades individuais e coletivas de cada povo. Todas as religiões se encaixam nessas tentativas de manipulação – daí o motivo dado por ele para se tornar ateu/ateísta (para ele, assim como para Schopenhauer, não há Deus nem alma imortal).

A vida, para Nietzsche, é algo sem sentido (pois ele não considera a idéia de uma vida após a morte). Além de sem sentido, a vida é feita de sofrimento e luta, baseada em forças irracionais (nossas vontades e instintos). Contrário a Platão, que dizia existirem dois mundos – o das coisas e o das idéias – e que o objetivo da filosofia era alcançar o mundo das idéias, Nietzsche afirma que a realidade é puramente formada pelo mundo material (das coisas, sensível). Sendo assim, a vida deve ser vivida ao máximo.

Mas, mestre, como fazer isso se a vida não tem sentido nem existe vida após a morte? Hahá! Aí é que tá! Ele bola uma nova moral – pegaram a idéia?! A nova moral de Nietzsche é uma negação da moral Greco-judaico-cristã, que, de acordo com ele, só nos priva de vivermos a vida ao máximo. A nova moral, então, é baseada no principio natural de que o mais forte ganha do mais fraco, de que os competentes imperam sobre os incompetentes. Daí o necessidade de ser competentes, de ser o mais forte: vencer na vida (contrariando os “moralistas” como Sócrates e Cristo, que são em prol dos mais fracos e oprimidos).

A nova moral, agora então desprovida de religiosidade e transcendentalismo, deve ser do homem e virada a vida humana. Daí a elaboração do ideal do super-homem (afirmação da vida humana, das vontades do homem e da superação das adversidades da vida).

Sem acrósticos dessa vez, que o negócio tem que ser rápido.

Abraços e boas provas!

Artes e Literatura eu vou colocando à medida que ficarem prontos. (artes eu devo colocar só de noite ;S)

123 comentários:

Anônimo disse...

felix qual e a materia de artes?

Anônimo disse...

FELIXXX nao tem como colocar o d artes antes do de literatura? xD

Anônimo disse...

artes! artes! xD

Anônimo disse...

Isso msm! Artes primeirooooo

Anônimo disse...

LITERATURAA LIRATURAAAAAAAAAAA LITEEEEEEEERRRRRRRRRAAAAAAAATTUUUUUUUUUUUURAAAAAAAAAAA

IGNORE ESSES CARAS D ARTES

Anônimo disse...

tambem voto pra artes!

Anônimo disse...

voto pra literatura!!!!!!

fredao disse...

ARTEEEES

Anônimo disse...

artes e literatura

Anônimo disse...

ArTHIs!

Unknown disse...

uehuehuehuehuehuehueheuhuehuehueh

arTHIs!

Anônimo disse...

QUALQUER COISA TA BOM DEMAIS Ç.Ç

Anônimo disse...

Artes primeiro, please(:
Brigada pelos resumos félix!
Alguém sabe qual a matéria de português?

Anônimo disse...

Tambem voto em artes primeiro! Alguem sab a materia de artes visuais?

Anônimo disse...

LITERATURA

Anônimo disse...

Artes, por favor!!!

Anônimo disse...

ARTEEEES (:

Anônimo disse...

gay

Anônimo disse...

Arteesss

Anônimo disse...

Arteesss

James disse...

George said that...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

artes

Anônimo disse...

RONALDO

Anônimo disse...

pelo amor de Deeeeus artes!!!

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus!

JORGE E MATHEUS!!!

Anônimo disse...

FÉLIX ARTEEEEEEEEEEEEEEEEES
POR FAVORZINHO

Anônimo disse...

ARTES!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Artes eu to
Desesperado
Rapido
Imediatamente
Artes
No blog
O caralho bota artes

TA ME OUVINDO?



Acrostico

Anônimo disse...

o félix tá rápido e fulminante como o ataque do brasiliense.

Anônimo disse...

félix, não precisa ser a matéria de artes toda de uma vez! pode ir por pARTES [;

Anônimo disse...

o félix tá rápido e fulminante como o ataque do brasiliense.

Anônimo disse...

ARTES!ARTES!ARTES!ARTES!
ARTES!ARTES!ARTES!
ARTES!

Hotaru Tomoe disse...

Artes, se eu não depois eu bombo ai vc fica com aquele peso na consciência!

Não ouça ele, seja rápido e fulminante como o ataque da cobra!

Anônimo disse...

Artes primeiro!!!! \õ/õ/õ/

Anônimo disse...

Lembro-me como se fosse ontem quando os seus resumos tinham no max 10 comentários,agora cada um tem no mínimo 30.vc tá crescendo meu filho :') mamae de ama.

Mãe do Felix.

Anônimo disse...

Porra mae do felix deixa ele usar o pc e terminar os resumos. Vc esta atrapalhando o estudo dele !

Anônimo disse...

credo.grosso

Anônimo disse...

e ai, porra, será que sai ainda hoje?

Anônimo disse...

AAARTEESS!

Anônimo disse...

artes pliiis

Anônimo disse...

acabei de receber uma msg do felix e ele disse que vai botar os resumos ate no max 9 horas

Anônimo disse...

NÃO É POSSÍVEL

Anônimo disse...

felix querido cade voce pelo amor de Deus? hehehe sem pressao.

Anônimo disse...

bota qualquer coisa logo!!!!!!!!!! pelo amor da santa garupita!!!!!!!

Anônimo disse...

Pede desculpas pra mae do feliz seu fdp!

Anônimo disse...

felix* :P

Anônimo disse...

que porra de artes, ninguem repete em artes, PORTUGUES REPETE;

Anônimo disse...

so soh eu q fiko atualisando a pagina de 2 em 2 segundos?

Anônimo disse...

nao, nao eh soh vc...

Anônimo disse...

AI MEU DEUS EU VOU EXPLODIR

Anônimo disse...

nao, eu tb to desde duas horas.

Anônimo disse...

LITERATURA. PLIS. PLIS

Anônimo disse...

porra
9h é foda. QUERO MEUS DOIS REAIS DE VOLTA!

Anônimo disse...

para de reclamar seu bosta, o mino ta fazendo de boa vontade.

se quiser uma coisa rapida, vai pegar seu livro e estudar, idiota

noix sempre felix

Anônimo disse...

alguem sabe pelo menos a materia de artes? xD

Anônimo disse...

Se o competente forte ganha e o ideal de super homem é adotado
O FÉLIX VAI DOMINAR O MUNDO \O/

Anônimo disse...

É so vcs seus burros



























ZUERA!!!!

Anônimo disse...

oi

Anônimo disse...

vamos fazer uma torcida organizada pra ver se isso ajuda/ inspira/ bota pressão no Félix (tomara q ocorra uma das 2 primeiras opções) vamo lah


Féeeeelix, papapa , Féeeelix, papapa Féeeeeeelix, vai Féeeeeeeeeeeeliiiiix!!!!!!!!

Anônimo disse...

Félix, Félix ,Félix vai lah!!!!!!!!

Anônimo disse...

wtf

Anônimo disse...

BORA Félix, VC CONSEGUE ACREDITAMOS EM VC!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

9 HORAS??

Anônimo disse...

9 horas

Anônimo disse...

silêncio aí por favor..tô tentando estudar meleca!

Anônimo disse...

Artes VISUAIS pelo amor de Deus! TE AMO!

Anônimo disse...

ITS OVER NINE THOUSAAAAAND!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!






hours....

Anônimo disse...

GALERAS, VAMO JUNTA OS CONHECIMENTOS E ESCREVER AQUI. O RESUMO AGORA É NOSSO
AEWWWWWWW

Anônimo disse...

coloca qualquer coisa antes

Anônimo disse...

eu sei q nao pode separar o verbo do objeto XD

Anônimo disse...

já é um começo!

Anônimo disse...

silêncio aí por favor..tô tentando estudar meleca!

mando muito bem!! hahahahaha

Anônimo disse...

resumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumoresumo resumo

Anônimo disse...

O futurismo é uam vanguarda pre-guerra que tem a funcao de dialogar com a realidade.

Continuem ai!!

Anônimo disse...

quais são os caras da literatura?

Anônimo disse...

cala a boca anônimo, sou mais o félix!

Anônimo disse...

ronaldo

Anônimo disse...

Entao vai atras dele POHA!

Anônimo disse...

WOWWWWWWWWWWWWWWWWW QUE BELEZA

Anônimo disse...

PORRA!

Anônimo disse...

eu digo q devemos continuar...


oswald de andrade foi o ponta de lan(to sem cidilha)ssa do modernismo, porque ele estava a frente de seu tempo em suas produssoes
!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

COITADINHO.

Anônimo disse...

Sem brigas ai povo! hsuhasiu E melhor acustumar semestre que vem nao tem felix! :(

Anônimo disse...

semestre que vem tem felix SIM!

Anônimo disse...

tem sim. eu ein

Anônimo disse...

E o Mario(que mario?) de Andrade foi quem idealizou a semana de arte moderna!



Jah to ate fazendo as piadinhas do nivel das do felix! kkkkkkkkk

Anônimo disse...

Oswald de andrade era viado!

Anônimo disse...

semestre q vem as pessoas se viram, NESSE NAO

Anônimo disse...

mandando bem sempre

Anônimo disse...

brilha muito nu curinthians

Anônimo disse...

RONALDOOOO

Anônimo disse...

QUERIDOS, FELIX QUER MEDICINA E FALOU QUE NAO ENTRA MESS

Anônimo disse...

O ADRIANO!!

SE TA ME OUVINDO?!

Anônimo disse...

pqp..

Anônimo disse...

num intindi nada du qui ele faloooou

Anônimo disse...

Uhuuuull... quer dizer que pena neh?

Anônimo disse...

Uhuuuull... quer dizer que pena neh?

Anônimo disse...

FÉLIX MEDICINA UNB
ele continuará fazendo tudo que ele faz
grande garoto
e mais a facu claro
pelo menos foi o que ele disse
torcemos por vc félix

Anônimo disse...

Felix larga a simoes e vem ni mimmmmmm

Anônimo disse...

se a internet do félix tiver caído e ele não conseguir acessar pra colocar o resumo, melhor nem ir fazer as provas amanhã, coitado, vai ter uma multidão na frente da escola esperando pra assassinar ele quando ele fresolver aparecer por lá.

Anônimo disse...

ihhh mando mal

silêncio

Anônimo disse...

dadaísmo
da da da
da beijinho nas meninas

Anônimo disse...

a parte do oswald no caderno eh
-O ponta de lança do modernismo
-irônico, humorista, anarquista
-irreverente rebelde agressivo
-espírito de liderança
-estilo telegráfico, cinematográfico
-largo emprego da parodia
-valorização poética do cotidiano
-interesse pelo homem comum
-poeta, romancista, ensaísta, teatrólogo
-futurista, primitivista
-criador dos grupos: pau brasil e antropologia.


em fim, isso eh soh pra quem foi preguissoso ao ponto de nao copiar o caderno se quiserem pessam para outro comentar o resto do caderno pra vcs fingirem q estudam ateh o felix postar de verdade.
-

Anônimo disse...

Felix larga a simoes e vem ni mimmmmmm

Anônimo disse...

já tem o de literatura ! mas e o de ARTEEEEEEEEEES?

Anônimo disse...

dadaísmo
da da da
da beijinho nas meninas

HAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAA

Anônimo disse...

OU BATE PAPO ON LINE.


H_TINHA DIZ:

CADE O RESUMO?

Anônimo disse...

RIVALDOOO

Anônimo disse...

Surfistinha_PICUDO diz:

NA PUTA QUE TE PARIU

Anônimo disse...

literatura aêêêê!
boa bruno, agora ve se digita o de artes logo pelamordedeus.

Anônimo disse...

GALERAS ABRIU OUTRA JANELA DE COMENTARIOS, RAMO PRA LA

Anônimo disse...

CALA A BOCA ¬¬

Anônimo disse...

MAICOL DJEQUISSOM ETERNO!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

O conteúdo da prova de artes que eu saiba é:
Artes Visuais -
Surrealismo,
Dadaísmo,
Futurismo,
Neo-plasticismo,
Suprematismo,
Construtivismo. (acho que só)

E artes cênicas:
-Teatro Brasileiro de Comédia
-Teatro de Arena e
-Teadro do Oprimido
(principalmente)

Música:
-dudedu dududededi

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKKKK
hegel
KKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

felix,nesse momento estou acariciando a minha genitalia e pensando em vc.
só isso que eu queria falar msm.bjos galera

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkk.......... esse povo nao presta

Anônimo disse...

EWWWWWWWWW

Anônimo disse...

simoes tava traindo o felix na cachacada

Anônimo disse...

como o garfield!

Anônimo disse...

como o garfield!

Anônimo disse...

po felix apologia as drogas n poooooooodee