junho 28, 2009

Transporte e organelas

Continuando a falar de transporte, agora falamos de transporte de quantidade. O transporte de quantidade ocorre quando a partícula é muito grande para passar pela membrana plasmática, precisando então que a membrana sofra uma deformação para englobar ou expulsar a partícular. O transporte dessas partícular para dentro da célula é chamado de endocitose, enquanto a expulsão de partículas para fora da célula recebe o nome de exocitose.

  • Endocitose: pode ser do tipo Fagocitose ou Pinocitose.
  1. Fagocitose: acontece com partículas sólidas. A célula emite evaginações (peudópodes, prolongamentos parecidos com braços), englobando a célula. Depois de completamente englobada, a célula é bombardeada por enzimas produzidas nos lisossomos (organelas responsáveis pela digestão celular).
  2. Pinocitose: partículas líquidas. A célula cria invaginações (canais, dobras para dentro da célula), trazendo a partícula para dentro da célula e depois fechando o canal. Depois de completamente englobada, novamente os lisossomos bombardeiam-na com enzimas para digerí-la.
  • Exocitose: pode ser por excreção ou secreção.
  1. Excreção: é a expulsão de partículas/ dejetos que não são mais necessários para a atividade metabólica da célula (resíduos da atividade celular). Vacúolos, auxiliados pelos lisossomos digestivos (ambos produzidos pelo complexo de Golgi), são responsáveis por levar os resíduos para o meio externo.
  2. Secreção: é a passagem para o meio externo de substâncias (hormônios, por exemplo) que serão utilizadas em outros tipos celulares. As substâncias, produzidas nos retículos endoplasmáticos rogosos, passam pelos retículos endoplasmáticos lisos e são transportadas para o complexo de Golgi, ao qual se fundem. No complexo de Golgi, são envolvidas por uma vesícula que é responsável pelo transporte para o meio extracelular.
Agora, a osmose. Osmose é um tipo específico de difusão, que acontece com os solventes: é a passagem do meio hipotônico para o meio hipertônico. Eca, Facul, hiper-quem? Hipertônico é o meio que tem a maior concentração de solutos, ou seja, a menor concentração de solvente. Ao contrário, hipotônico é o meio com menor concentração de soluto e maior concentração de solvente. A osmose, assim como a difusão, tem como objetivo a obtenção de um equilíbrio.

  1. Pressão osmótica: pressão que a célula hipertônica faz para evitar a entrada de água.
  2. Pressão de Turgor: pressão que a parede celular exerce na membrana da célula vegetal para evitar que a célula inche com água (é similar à pressão osmótica, mas nos vegetais).

Agora falemos das organelas membranosas das células:


  • Mitocôndria: sua função é a realização da respiração celular, tendo como produto energia em forma de ATP. Sua origem, pela evolução, é possivelmente de uma bactéria que se alojou nas células em uma relação mutualista. Um dos fatos que comprova essa teoria é o fato do DNA da mitocôndria ser circular (como das batérias) e ser constituído 100% de DNA materno.
  • Retículo Endoplasmático: tem por função primordial o transporte de substâncias dentro da célula. Pode ser dividido em liso e rugoso/granular:
  1. R.E.Liso: além do transporte, ele sintetiza esteróides e inativa substâncias nocivas (como o álcool e drogas) e certos hormônios. Encontrado em maior quantidade nas células do fígado.
  2. R.E.Rugoso ou R.E.Granular: além do transporte, ele é indiretamente responsável pela síntese protéica.
  • Complexi golgiense (de Golgi): responsável pelo armazenamento e secreção de substâncias, além de participar da síntese de açúcares.
  • Lisossomos: juntamente com os fagossomos (subunidades), responsáveis pela digestão intracelular (produz enzimas).
  • Ribossomos: como vimos em genética, são responsáveis pela síntese protéica. Encontram-se principalmente dentro da estrutura dos retículos endoplasmáticos rugosos/granulares.
  • Centríolos: estruturas compostas de microtúbulos responsáveis pela formação de cílios/flagelos (estruturas de movimentação) e pela divisão celular.
  • Perixissomos: degradam água oxigenada e álcool (nocivos ao organismo).
  • Vacúolos: estruturas que armazenam água e fazem o controle osmótico nas células vegetais.
  • Cloroplastos: responsáveis pela fotossíntese - células vegetais. Acredita-se que sua origem também seja bacteriana.
Então de Fadul é isso, galera. E sem mais acrósticos por hoje.
Vou colocar o caderno do Lasneaux no meu 4shared e amanhã de manhã eu explico, se for o caso.
Desculpem os atrasos e boas provas!!

Abraços,
Félix.

14 comentários:

Anônimo disse...

YEESSSSS
primeiro a comentar!!!!

fredao disse...

Similar é com S, félix

Anônimo disse...

VAI CAIR O SIST CARDIOVASCULAR INTEIRO OU SÓ AS DOENÇAS CARDIOVASCULARES?

Kagura-chan disse...

Acho que deve ser sistema cardiovascular inteiro...

Anônimo disse...

no R.E.Liso acho q asteróides ao invés de esteróides

Anônimo disse...

ei Félix se eu nao me engano os peroxissomos degradam qualquer substancia nociva (qualquer signifika muitas das q o nosso corpo consegue degradar) e nao soh agua oxigenada e alcool. mais eu n tenho certesa intaum ve ai por obzequio

Anônimo disse...

nao vai cair aquela parte de especializaçoes da membrana..que tem interdigitaçoes, desmossomo, microvilosidades ... nao ?!

Anônimo disse...

Qual é o seu 4shared??

Anônimo disse...

good question

Mateus Félix disse...

1 - similar é com s sim, devia estar bêbado se coloquei com c.
2 - os perixissomos são mais especializados em H2O2 e álcool mesmo.
3 - desmossomos, interdigitações e etc eu ponho no do lasneaux.
4 - não precisa mais do meu 4shared pq eu não vou mais colocar o caderno do lasneaux, eu resolvi fazer mais um resumo.
5 - se cair sistema cardiovascular, é só olhar o resumo anterior (mas não tenho certeza).

Abraços!

Anônimo disse...

2 - os perixissomos são mais especializados em H2O2 e álcool mesmo

ERRADO

os peroxissomos degradam as substancias nocivas inativando drogas com uma enzima a oxidase mas o subproduto é H2O2 é toxico ao organismo entao sua outra enzima a catalase quebra o H2O2 em hidrogenio e oxigenio

Anônimo disse...

ok, da próxima vez você faz os resumos então.

grato.

Anônimo disse...

Nem todas as organelas citadas são membranosas.

Anônimo disse...

Good brief and this post helped me alot in my college assignement. Say thank you you seeking your information.