setembro 28, 2010

Música - Caderno

Roubei um caderno de uma aluna do 3º ano, porque não tenho essa matéria (os professores de música e filosofia mudaram quase todos os semestres, então as matérias definitivamente não são as mesmas)...


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MUSICA MEDIEVAL

A Herança Grega

A mitologia grega atribuía à música origem divina e designava como seus inventores e primeiros interpretes deuses e semi-deuses como anfião Apólo e Orfeu .

Neste mundo obscuro e pré-histórico a música tinha poderes mágicos: As pessoas pensavam que a música era capaz de cura doenças, purificar o corpo e o espirito e operar milagres e o reino da natureza.

Também no Antigo Testamento se atribuíam a música poderes idênticos ao da música medieval: Basta lembrar do episódio em que Davi cura a loucura de Saul tocando a harpa ou o soar das trombetas na queda do muro de Jerico.

A palavra música tinha para os gregos um sentido maior para o que lhe damos hoje. Era a forma adjetivada de musa - Na mitologia clássica qualquer das noves deusas irmãs que presidiam a determinadas artes.

Nos ensinamentos de pitagoras e seus seguidores a música e a aritmética não eram disciplinas separadas

Os números eram considerados a chave de todo o universo espiritual e físico; assim, o sistema de sons e ritmos musicais exemplificavam a harmonia do cosmos e correspondia essa harmonia.

Doutrina de Ethos

• Expressa a ordenação, diferenciação e o equilíbrio dos componentes ritmicos melódicos e poéticos

• A sincronicidade de todos esses elementos constituia um falar determinante na influencia da música sobre o caracter humano

• Essa conexão revela porque a música era considerado como um atributo fundamental no sistema e educacional

• De acordo com a DOUTRINA ETHOS a música tem o poder de agir e modificar categoricamente os estados de espirito nos indivíduos. Pode induzir à ação, fortalecer, ou de modo contrario enfraquecer o equilíbrio mental ou ainda gerar um estado de inconsciência onde a força de vontade fica totalmente ausente nos indivíduos

• A DOUTRINA DE ETHOS, das qualidades e efeitos morais da musica integrava-se na concepção ptagórica da musica como microcosmos, um sistema de tons e ritmos regidos pelas mesma leis matemáticas que operam n conjuntos da criação visível e invisível, ou seja, as leis que comandam o tempo e os números são as mesma aqui na terra como no universo

• A música seria a representação dessa lei-fazendo parte do microcosmos e a verdadeira musica tocada no universo era “invisível”, ou melhor, “inaudível”

Se a crença nessa concepção era grande, entendem o tamanho da influencia da música, onde o objetivo dos crentes era de se alinha ao equilíbrio da música do cosmo

Período Classico

• Simples

• Clara

• Breve

• Rápida

W. A Mozart

- Considerado um gênio

- Aos três anos já tocava cravo

- Aos quatro, tocava violino e cravo, de forma tão fluente quanto uma criança com o triplo da sua idade e tempo de estudo

- Aos cinco já compunha minuetos e peças curtas

- Aos doze era um compositor de altíssima qualidade

- Obras:

*Operas,

*Peças locais

*Lied’s

*Noturnos

*Cãnones

*Missas

*Cantatas e Oratórios

*Litanias e Vesperas

*Pequenas obras liturgicas

*Sinfonias

*Concertos

*Danças, Ballets, peças teatrais

*Peças para Piano e Cravo

*Divertimentos e variações

*Sonatas e quartetos - Requiem

MÚSICA DO SÉCULO XX

- Constitui uma série de tentativos e experiências que levaram a uma serie de novas e fascinantes tendências e técnicas a criação de novos sons

- Foi um dos períodos mais empolgantes

- Descritos por vários críticos por musica “anti-romântica”

- Dentre as tendências, técnicas e estilos encontram-se

* Impressionismo

* Expressionismo

* Serialismo

* Música Electrônica

* Influencia do Jazz

* Neoclassicismo

* Música Aleatória

* Atonalismo

CARACTERÍSTICAS DA MÚSICA DO SÉCULO XX

* Melodias

- Grandes difereças de alturas fazendo o uso frequente de intervalos cromaticos e dissonantes

- Frases curtas e fragmentadas

* Harmonias

- Apresentam dissonâncias radicais

- Podem aparecer CLUSTERS

* Ritmos

- Vigorosos e dinâmico com amplo emprego de sincopas

- Métricas inusitadas, com compassos de cinco e sete

- Mudança de métrica de um compasso para o outro

- Ostinato

* Timbre

- Inclusão de sons estranhos, intrigantes e exóticos

- Fortes contrastes

- Expansão e uso da seção da percussão

- Sons desconhecido tirados de instrumentos conhecidos

- Metais usados com surdinas e corda produzindo novos efeitos

- Sons inteiramente novos, proveniente de aparelhagem eletrônica e fitas magnéticas.

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