março 21, 2009

Citologia - Introdução

CORRIGIDO ÀS 22:53 DE 21/03.

A matéria do Fadul se divide nas frentes de Citologia e Genética Molecular.

Parte de Citologia:

  • Células procarióticas e eucarióticas

A principal diferença entre os dois tipos de células é a presença de uma carioteca (organização do material genético dentro de um núcleo. No caso, as células eucarióticas são as que apresentam carioteca. Além disso, as células eucarióticas possuem organelas membranosas (partes especializadas envolvidas por membranas) e o DNA “reto” (cromossomos paralelos); as procarióticas apresentam como organela o ribossomo (produção de proteínas), que não é membranoso, e possuem o DNA circular “solto” no citoplasma. Há apenas uma membrana nas células procarióticas, a membrana plasmática, que separa a célula do meio.

A maior parte dos organismos com células procarióticas encontram-se no Reino Monera (bactérias; há também as algas azuis - protoctista), enquanto os demais Reinos são constituídos por organismos eucarióticos. Todas as bactérias apresentam parede celular, mas nem todos os organismos eucarióticos apresentam: todas as plantas e algumas algas (animais JAMAIS apresentam parede celular ao redor da célula).

  • Dogma Central da Biologia

O Dogma Central da Biologia Molecular diz que através do DNA se consegue o RNA e que este é responsável por sintetizar as proteínas. As fases são as seguintes:

  1. Duplicação (ou replicação) do DNA: no núcleo da célula, o DNA é duplicado através da dupla-fita original (fita molde), fazendo duas novas duplas-fitas.
  2. Transcrição de RNA: a partir do DNA duplicado, a enzima RNA Polimerase duplica apenas parte de uma das fitas do DNA.
  3. Tradução: o RNA transcrito que sai do núcleo da célula (chamado mRNA ou RNA mensageiro) chega ao ribossomo, aonde passa as informações (sequências de nucleotídeos de DNA) para a produção ou síntese de proteínas (a sequência de aminoácidos é definida de acordo com a sequência de nucleotídeos que veio com o mRNA).

13 comentários:

Anônimo disse...

não seria procariota a sem carioteca com material genético solto no citoplasma?? acho que tá trocado ali, olha lá !!!!

Anônimo disse...

Organismos com células eucarióticas encontram-se apenas no Reino Monera (bactérias), enquanto os demais Reinos são constituídos por organismos procarióticos.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Procarionte

mermao muda isso ai tá errado :/

Mateus Félix disse...

Ops. troquei tudo, foi mal! corrijo agora. valeu!

Anônimo disse...

Errar é humano...

Mateus Félix disse...

...acertar no alvo é muçulmano...
e insistir no erro é americano!

ok,ok. parei.

Anônimo disse...

ei félix, acho que vai cair as três premissas da teoria celular ou não? eu lembro do fadul falando sobre a página 109 do amabis... olha lá! =*

Anônimo disse...

tenho quase certeza q as tres premissas irao cair

Mateus Félix disse...

sorry. vão cair mesmo. eu que não tava conseguindo achar a página. eu tinha anotado 509. Eu posto no próximo resumo (do chico, eu acho)
Valeu!

Anônimo disse...

Tá ai parceiro :)

Mateus Félix disse...

já coloquei no resumo do chico, valeu!

Anônimo disse...

Félix,
vale ressaltar que as células eucarióticas também possuem ribossomos (que origina-se do RNA produzido a partir do DNA, comum a ambas).
Além disso, a respiração celular de procariotos dá-se no mesossomo (invaginação da mebrana plasmática), enquanto nos eucariotos a mesma acontece nas mitocôndrias.
George.

Mateus Félix disse...

Eu falei dos ribossomos, caro George. E a parte dos mesossomos não foi comentada pelo Fadul. Entónces...

Abraços.

Anônimo disse...

ronáldo!