Galera, continuando o esquema de Eletrostática, aí estão os capítulos 7 e 8...


Poder das pontas: sejam duas esferas A e B tal que o raio r de A seja menor que o raio R de B e ambas tenha a mesma voltagem (VA = VB). Sendo assim, a razão das cargas QA e QB é diretamente proporcional à razão entre seus raios.
(continuando explicação de poder das pontas) A densidade superficial de cargas (sigma minúsculo) é a razão entre a carga das esferas e suas respectivas áreas (superfícies). Desenvolvendo a razão entre as densidades de A e B, têm se que tal razão é inversamente proporcional aos raios de A e B (ou seja, sigma A sobre sigma B = raio de B sobre raio de A).

Imaginando agora que um corpo pontiagudo (um pára-raios, por exemplo) seja constituído de pequenas esferas internas, têm-se que a esfera da ponta terá o menor raio, sendo assim a que tem a maior densidade de cargas. (Daí a utilidade do pára-raios: concentrar mais cargas na ponta, provocando uma descarga elétrica, o raio).
Capítulo 8 - Capacitância


Na direita, sobre a capacitância em placas paralelas, têm-se que o campo é o módulo da densidade superficial das placas sobre epsilon (permissividade do meio) - Lei de Gauss. Substituindo E = U/distância entre as placas e densidade = Q/Área das placas.
É isso. Acho que dá uma simplificada na apostila, além de demonstrar algumas fórmulas mais usuais. Qualquer erro ou imprecisão, avisar nos comentários.
Segunda-feira, véspera da prova, terão plantões de física (com o Rodrigo) e de geografia (com o Félix) no colégio, no período da tarde. Aqueles que tiverem interesse, só procurar a gente no prédio azul.
Ah, e os resumos de geografia devem sair até sexta de noite ou sábado de tarde.
E quanto aos boatos de que eu parei de fazer resumos por causa do Galoisrtes, são só boatos (pelo menos por enquanto). Abraços e bom feriado!